O sene é uma planta medicinal da família das Cesalpiniáceas,originária do continente africano, tendo se desenvolvido de maneira rápida também no Oriente Médio e na Índia. No entanto, o sene pode ser encontrado em qualquer parte do mundo.
O chá da planta é bastante conhecido devido a sua propriedade laxativa, que é muito potente, mas não se dá tão rapidamente. O efeito do chá só é sentindo cerca de 10 horas depois de tomado. O sene irrita as paredes do intestino assim que entra em contato com elas, os princípios ativos contidos na planta impedem a absorção de água pelo órgão, isso faz com que as fezes fiquem cheias de água, e por isso moles.
Doses excessivas de chá de sene podem causar até vômitos e cólicas abdominais intensas, por isso o consumo deve ser feito com cuidado e principalmente em casos de urgência.
Como consumir o sene?
Estão disponíveis em farmácias homeopáticas e de produtos naturais cápsulas de sene, xaropes à base de sene e grânulos, que podem ser adicionados na alimentação, mas a maneira mais comum de se obter os benefícios da planta é através do chá, que é muito fácil de fazer:
- Coloque em uma panela 150ml de água, aproximadamente uma xícara;
- Leve ao fogo e desligue dois minutos depois da água começar a ferver;
- Em uma xícara coloque uma colher de café de folhas secas ou de frutos secos de sene;
- Despeje a água por cima e cubra a xícara, de modo que o chá fique abafado por uns cinco minutos;
- Beba quando estiver morno, e adoce se preferir.
O consumo aconselhado é uma xícara de chá antes de dormir, e não se deve tomar o chá por um período maior que sete dias seguidos.